Image

Carrapatos

Classe: Aracnoidea / Arachnida
Ordem: Acarina / Acari
Família (Brasil): Ixodidae e Argasidae

Carrapatos são artrópodes ectoparasitas, Aracnídeos, de distribuição mundial, parasitando vertebrados terrestres, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Podem permanecer fixados à pele do hospedeiro por dias ou semanas, secretando uma saliva que impede a coagulação sangüínea e as reações de defesa do organismo no local de fixação. A saliva possui substâncias vasoativas, que induzem a vasodilatação local, facilitando a ingestão de sangue.
Os carrapatos alimentam-se principalmente de sangue (hematofagia), mas também de linfa e restos tissulares presentes na pele do hospedeiro. Isto se dá pela alta especialização destes artrópodes ao parasitismo por possuirem peças bucais adaptadas que perfuram e penetram na pele, a fim de obter o alimento. Dadas as particularidades de seus hábitos alimentares, constituem hoje o segundo grupo em importância de vetores de doenças infecciosas para animais e humanos. Entre os microrganismos, transmitidos incluem-se vírus, bactérias, protozoários e helmintos. A transmissão de patógenos do carrapato para o hospedeiro se dá basicamente através da saliva, que exerce fundamental importância no local de inoculação, minimizando as reações imunológicas do hospedeiro.
Image
Os carrapatos da família passam por quatro estágios em seus ciclos de vida: ovo, larva, ninfa e adulto. Ao parasitarem o hospedeiro, as fêmeas se ingurgitam em dias ou semanas e, depois de fertilizadas pelos machos em cima do hospedeiro, podem atingir tamanhos variando de 0,5 mm a 30 mm de comprimento, tornando-se mais facilmente detectáveis sobre o hospedeiro. Uma vez ingurgitadas, as fêmeas se desprendem do hospedeiro para o ambiente, onde procuram locais escondidos, com temperaturas mais frescas e umidade elevada (embaixo de coberturas vegetais, frestas, etc.), onde irão colocar milhares de ovos dando início a uma nova geração. De modo geral, o número de ovos postos está diretamente relacionado ao tamanho da fêmea ingurgitada. Ao término da postura, as fêmeas morrem, encerrando uma geração de carrapatos. De cada ovo colocado, nasce uma larva, iniciando-se um novo ciclo.
Image
Ciclos de Vida:

Os carrapatos monoxenos completam a fase parasitária em um único hospedeiro, pois uma vez que sobem neste, na fase de larva, irão desprender e cair ao solo somente na fase de fêmea ingurgitada:
Image
Os carrapatos trioxenos precisam de três hospedeiros para completar a fase parasitária, ou seja, um para a larva, um para a ninfa e outro para o estágio adulto. De modo geral, os estágios de larva e ninfa são os que apresentam menor especificidade parasitária, podendo parasitar diferentes espécies, desde aves até mamíferos de diferentes tamanhos. Já o estágio adulto apresenta maior especificidade parasitária, restrita a apenas algumas espécies.
Image

Rua Moema, 20 - Iguaçu, Ipatinga - MG, CEP: 35162-096

  • dummy(31) 3091-8277 | Whatsapp: (31) 9 8515-0069 Plantão 24 horas

  • dummy dedetizadorachapeco@gmail.com

  • dummy Atendimento de Seg. à Sex. das 8hs às 11hs e 13hs às 18hs. Sábado das 8hs às 12hs

Pesquisar